FAQ: Pre-matching

Para conhecer melhor o Pre-Matching, indicamos o link http://anbi.ma/pm11, que fala sobre o lançamento da plataforma, além dos manuais de uso e de integração com a ferramenta disponíveis no site do BC . Mais informações podem ser obtidas com a área de relacionamento com o mercado do Selic por meio do informe.selic@bcb.gov.br ou pelo telefone 0800 2001054.

O uso da plataforma não é obrigatório, mas entende-se que a adesão pela maioria dos participantes é imprescindível para o sucesso da ferramenta.

Não haverá custo adicional para utilização da plataforma para quem é participante do Selic.

O Selic somente se relaciona com os participantes do mercado, portanto as solicitações para apoio aos vendors devem chegar por meio desses participantes. Qualquer solicitação pode ser encaminhada pelo participante para a área de relacionamento do Selic com o mercado por meio do informe.selic@bcb.gov.br ou pelo telefone 0800 2001054.

Sim, para instituições financeiras de menor porte, a plataforma Web, assim como a IOS, é a opção mais adequada para uso do sistema.

O acesso não é automático. É necessário que o usuário esteja cadastrado no sistema Logon e adicionalmente possua o perfil de acesso para utilização da plataforma. Se houver qualquer dúvida, basta contatar a área de relacionamento do Selic com o mercado por meio do informe.selic@bcb.gov.br ou pelo telefone 0800 2001054.

Essa não é uma plataforma de negociação. O objetivo do Pre-Matching é otimizar a troca de informações no pós-trade, antes de ser efetuado o registro no Selic. Após o negócio fechado, ele é registrado na plataforma para que possam ser realizadas as etapas de especificação e batimento.

Foi definido, com a comissão operacional Selic, que as primeiras entregas da plataforma seriam as operações definitivas e compromissadas, sem considerar os gestores e administradores. No escopo inicial está também a alocação 1:N, prevista para abril/21 em ambiente de homologação. A discussão sobre a inclusão dos gestores e administradores na plataforma será levada à comissão após essas entregas, quando será proposto um cronograma.

Sim, até o momento foram implementados os fluxos para operações definitivas e compromissadas à vista. Mas o projeto prevê a implantação das operações a termo, que serão priorizadas conforme a utilização da ferramenta seja ampliada pelo mercado. Ainda não há expectativa de prazo para as operações a termo, mas a ideia é que a plataforma seja adequada ao dia a dia dos participantes conforme a necessidade, de forma a atender às expectativas das instituições.

Atualmente as trocas de informação para especificação e alocação de contas são efetuadas basicamente por telefone ou e-mail. Com a utilização da plataforma de Pre-Matching, essas trocas serão automatizadas, otimizando o tempo entre o fechamento do negócio e o registro das operações no Selic. Em relação ao que já foi entregue, nenhuma funcionalidade será modificada. Serão efetuadas evoluções, como o Chinese Wall e a alocação 1:N para operações definitivas, previstas para abril/20, sem impacto no que já está em funcionamento.

O sistema foi ajustado e, quando um negócio é lançado contra um participante, este participante sempre recebe um evento de “negocio_lançado”. Isso ocorre tanto para definitiva quanto para compromissada. Os eventos podem ser consultados no manual de APIs do Pre-Matching, disponível no site do BC.

Na especificação do fluxo de compromissadas, o cessionário lança somente uma especificação com sua conta Selic e o cedente lança quantas forem o lastro dela.

A plataforma Web disponibilizará um painel para acompanhamento dos negócios e das especificações efetuadas pelas partes. O painel de negócios exibe os negócios registrados, os negócios aguardando lançamento da contraparte e os e os negócios lançados pelas contrapartes. O painel de especificações será entregue em maio/20, quando teremos visões sobre as várias etapas da especificação até que seja confirmada pelas partes.

Sim, caso o cedente ou cessionário não informe número de comando, será gerado um número de uma faixa do Selic reservada para essa finalidade.

Sempre que ocorre uma alteração, a plataforma verifica se a especificação se manteve completa. Se sim, a especificação vai para o estado “Especificação completa”, devendo as duas partes confirmarem, mesmo que uma já o tenha feito anteriormente. Caso a especificação não se mantenha completa, o estado vai para “Em especificação”, retornando o fluxo para o passo inicial. Via API, será gerado um evento para ambas as partes quando a especificação ficar no estado “Especificação completa”. A partir do evento, as partes conseguem identificar que há a necessidade de confirmação. Os eventos gerados pela API devem ser consultados no endpoint GET eventos pelos sistemas das instituições. A plataforma não envia mensagens. A comunicação é passiva.

O Pre-Matching faz apenas o batimento das informações fornecidas pelas instituições no pós-trade. Somente se verifica a validade das informações (conta existente, título existente, por exemplo). Validações de negócio serão efetuadas somente no Selic.

O Pre-Matching é uma ferramenta para automatizar a troca de informações que acontece após a negociação e antes do registro no Selic. Após a especificação e o batimento pelas partes envolvidas, a plataforma gera as informações das operações por meio de arquivo ou APIs, que podem ser utilizadas para o registro pelos participantes, mas não haverá integração de forma direta. O objetivo é que sejam ferramentas independentes.

O Pre-Matching não critica as regras de negócio, somente verifica se as informações são válidas. Uma operação batida na plataforma pode não passar no Selic. As únicas regras que a plataforma verifica são as de cadastro: conta existente, título válido.

A ANBIMA está consolidando os participantes que já estão utilizando a plataforma e estejam disponíveis para testes com outras instituições. Basta entrar em contato com representacao@anbima.com.br para obter a lista completa ou solicitar a inclusão da instituição. Essa informação não será divulgada por meio de API.

A lista disponibilizada pela ANBIMA identificará os participantes dispostos a efetuar os testes com outros participantes e os contatos de cada instituição.

Não há a possibilidade da criação de participantes fictícios no ambiente de homologação. É possível realizar todo o fluxo de lançamento, especificação e batimento com apenas uma instituição, em que ela é tanto parte quanto contraparte, utilizando contas distintas. Pode-se também consultar a lista dos participantes que já utilizam a plataforma para execução de testes completos.

Não há roteiros de testes previstos para os participantes, dadas as características específicas de cada instituição.

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